Por muito tempo, Contabilidade e Marketing caminharam separados. Hoje, com a presença cada vez mais constante do Marketing na vida cotidiana, cresce a percepção sobre seus impactos nas escolhas, preferências e comportamentos dos clientes.
Assim, ganha força o conceito de Marketing Contábil. Este pode ser compreendido, segundo o consultor e diretor de Marketing, Rodrigo D. Bertozzi, como o conjunto de esforços estratégicos e comunicacionais, voltados para serviços contábeis de qualidade, criados para atender as necessidades e desejos dos clientes.
Inovações tecnológicas mudaram a forma como as pessoas se comunicam e, por consequência, os modos de pensar e fazer Marketing. Tradicionais ações de divulgação cederam espaço para estratégias que têm o meio online como local privilegiado.
É a vez do Marketing Digital, concepção que engloba um leque de atividades, com o intuito de atrair novos negócios, construir uma identidade de marca, posicionar-se no mercado cada vez mais competitivo, criar e consolidar relacionamentos.
Uma de suas principais estratégias é o Marketing de Conteúdo, que tem como objetivo a produção e distribuição de informação útil e relevante para educar, atrair e engajar o público-alvo, firmando a empresa como referência no tema de atuação.
O Marketing de Conteúdo contribui para:
Então, como o Marketing de Conteúdo pode ser aplicado ao Marketing Contábil, colaborando para que a empresa ou profissional desenvolva uma imagem positiva, diferencie-se da concorrência e aumente o volume de clientes e negócios?
Para criar conteúdos relevantes e valiosos para seu público, é preciso primeiro planejar. O primeiro passo para isso é compreender seu próprio negócio e as especificidades do mercado no qual está inserido. Ou seja, estudar a empresa e seus concorrentes, mapeando seus pontos fortes e fragilidades.
O planejamento deve incluir a definição de objetivos claros, metas, prazos e indicadores para monitorar o cumprimento destes.
O objetivo pode ser, por exemplo, aumentar o engajamento das pessoas com sua empresa de Contabilidade ou, no caso de propostas inovadoras, educar o mercado para entender os benefícios da solução contábil oferecida.
Ainda nessa etapa, é necessário mapear o público-alvo da estratégia e escolher os canais que ajudarão a alcançar os objetivos. Entre os principais canais de conteúdo estão:
Na execução do que foi planejado, é possível contar com ferramentas para automatizar processos, como envio de e-mails e publicação em redes sociais, gerenciar tarefas e mensurar resultados.
Esses aplicativos e serviços podem ser adotados sem a necessidade de investimento de volumosos recursos.
Outro ponto importante é documentar todo o processo de planejamento, execução e avaliação das estratégias, que deve ser constantemente avaliado por meio do monitoramento de métricas e resultados.
Curtiu esse artigo? Com ele já é possível começar a aplicar o marketing de conteúdo em sua estratégia agora mesmo. Não perca tempo e confira os outros materiais exclusivos que preparamos para você desenvolver ainda mais o seu negócio.
As contribuições ao PIS (Programa de Integração Social) e à COFINS (Contribuição para o Financiamento…
A implantação da reforma tributária no Brasil trará mudanças significativas com a introdução do Imposto…
A gestão tributária pode ser um desafio complexo para muitas empresas, especialmente quando se trata…