Conteúdos do Artigo
ToggleICMS-ST PR: Empresas que compram de SC devem calcular e pagar
Em meados de 2019 o estado de Santa Catarina excluiu vários segmentos de produtos do regime de Substituição Tributária. A SEFAZ-PR informou que essa medida impactou na arrecadação do ICMS-ST em PR, gerando uma perda de mais de R$ 170 milhões.
No regime de Substituição Tributária (ST), o ICMS de toda a cadeia de vendas é recolhido, por um único agente da cadeia, que em regra geral é a indústria. Com a remoção desse regime pelo governo de SC, as empresas do estado do Paraná que compram do estado vizinho ficam responsáveis por fazer a apuração e recolhimento do ICMS-ST.
A SEFAZ-PR estipulou prazo até o dia 30 de dezembro para as empresas que fizeram compras de Santa Catarina no período de junho de 2019 a maio de 2020 e não recolheram ou recolheram de forma parcial o ICMS-ST, que resolvam suas pendências por meio do instrumento da autorregularização (que permite o contribuinte ficar em dia com o fisco, sem a aplicação de multa).
Portanto, as empresas paranaenses que foram notificadas precisarão calcular e recolher o ICMS-ST de todas as mercadorias adquiridas no período mencionado no parágrafo anterior.
Cálculo de ICMS-ST de NFe de compra com o Tributei
Uma excelente alternativa para os contadores de PR que precisam calcular o ICMS-ST das notas de compra com origem de SC é o software Tributei.
O Tributei é um software que automatiza (Teste Grátis) o departamento fiscal da sua empresa e faz o cálculo e análise do ICMS-ST das notas de entrada de maneira automática.
Com o Tributei você pode:
- Calcular notas em lote;
- Emitir relatórios em PDF e Excel;
- Identificar se há ICMS-ST a recolher;
- Identificar se há cobrança indevida de ICMS-ST;
- Visualizar informações de custo de ICMS-ST para precificar produtos;
- Editar informações da nota que estão erradas ou faltando.
- Analisar e calcular o ICMS-ST e DIFAL;
- Capturar automaticamente a NTe/CTe (XMLs da nota);
- Gerar a guia de pagamento e simular o ST antes de realizar as compras dos produtos;
Como o Tributei funciona?
Para calcular o ICMS-ST das suas notas, basta fazer o upload dos arquivos XMLs das notas fiscais, e em seguida gerar os relatórios das notas. Todo o processo é feito em menos de um minuto.
Nossas soluções agilizam ainda mais a sua rotina, te deixando cada vez mais produtivo(a), estratégico(a) e menos operacional.
Faça um teste grátis em nossa ferramenta! Clique aqui.
Ou agende uma demonstração com o nosso time: (11) 98609-7410