In ICMS-ST

Antes de explicar tudo sobre a importância do uso de um simulador ICMS-ST na compra de produtos interestaduais para revenda, você sabe como esse processo é feito hoje em dia no Brasil?

Geralmente acredita-se que a etapa de compras de mercadorias para empresas é um dos processos mais simples de todos a serem executados em um negócio. 

Só que esse errôneo pensamento anda enganando muita gente que ao se deparar com a trabalheira que dá garantir uma compra de qualidade (ter que prever o valor do imposto incidente sobre as compras e ainda lidar com as muitas informações de qualidade que devem ser coletadas pelo comprador para garantir as melhores aquisições), acaba se surpreendendo e vendo que há muita coisa a ser feita nessa etapa. 

Há muito trabalho a ser feito com muito planejamento para garantir uma compra excelente e evitar prejuízos.

O empresário brasileiro periodicamente precisa lidar com indesejáveis problemas relacionados a monitoramento de estoque, falta de controle das compras e ainda a desorganização na gestão de pedidos.  

Quanto ao controle de estoque, por exemplo, a ausência de um excelente monitoramento faz com que a reposição de mercadorias seja prejudicada e a compra de novas mercadorias não seja feita no momento ideal. 

💡 No processo de compras interestaduais de produtos, os cuidados devem ser redobrados (o ICMS-ST, por exemplo, gera muitas dúvidas no empresário do comércio por ter sua arrecadação feita antes da compra) e é por isso e muito mais que essa etapa vai além somente da busca por fornecedores baratos. 

Quer saber como melhorar esse processo na sua empresa? 

A gente selecionou aqui três maneiras de otimizar a rotina do profissional de compras e garantir muito mais qualidade no momento da seleção e pedido de mercadorias que podem te ajudar muito. Dá uma conferida! 

Saber qual o estado mais vantajoso para a compra

Como citamos, o caminho até a escolha de um bom fornecedor pode ser árduo. 

Isso devido à significativa quantidade de opções em fornecedores disponíveis para a prospecção, o que exige que o processo consiga funcionar como um verdadeiro crivo. 

Por isso é tão importante para você e seu negócio não negligenciar essa tarefa e dedicar tempo na pesquisa do fornecedor com o melhor custo-benefício possível. 

Alguns critérios como a saúde financeira, flexibilidade e o estado onde está sediado esse fornecedor são primordiais para sua análise. 

Conhecer a fundo os estados de origem de seus produtos, buscando compreender os acordos e convênios estabelecidos entre o seu local e o local de solicitação das mercadorias é crucial para que você saiba quem será responsável por recolher o imposto devido e para que você tenha noção sobre qual será a incidência desse imposto no custo dos produtos sujeitos ao ICMS-ST.

Como existe variação na tributação estabelecida de estado para estado, dependendo da MVA e das alíquotas ajustadas internamente, o valor da tributação incidente sofrerá mudanças, por isso, pode sair mais barato comprar de alguns estados e de outros não. 

Como o quanto você paga pela compra da mercadoria no fornecedor incide diretamente no preço final da sua mercadoria, selecionar seus produtos do estado mais vantajoso, aliando o custo e o benefício da compra, poderá oferecer uma vantagem relevante diante do mercado e de seus concorrentes. 

No entanto, é importante frisar que você só será capaz de fazer essa diferenciação pesquisando e buscando se informar sobre as regras de incidência do imposto em cada estado. Nós já escrevemos sobre isso aqui no blog. 😉 

Identificar o responsável por recolher o ICMS-ST

Assim como é possível, por meio da análise dos convênios e protocolos dos estados, identificar quanto de ICMS-ST incidirá em cada aquisição de produto feita por você com o  fornecedor selecionado por meio dos critérios citados no tópico anterior, é também através deles que você conseguirá identificar qual o estado responsável pelo recolhimento do imposto nessa compra. 

Basicamente, dependendo da legislação, podem haver duas possibilidades para o responsável pelo recolhimento do ICMS-ST:

Se existir acordo entre os estados: o remetente calcula e destaca o valor de ICMS-ST na nota fiscal e realiza o recolhimento via Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais – GNRE.

Se não existir acordo entre os estados: o destinatário deve calcular o ICMS-ST para recolher via Documento de Arrecadação Estadual – DAR, DAE, DARE e outros.

Quem deve pagar o ICMS-ST
Um dos processos da apuração do ICMS-ST é a identificação de quem será o responsável por pagá-lo.

A automação consegue garantir todas essas informações em segundos para o comprador do comércio por meio do banco de dados disponível no simulador ICMS-ST.

Já imaginou quanto tempo seria economizado pelo setor de compras caso esse processo seja feito de maneira automática?

A gente já explicou tudo sobre a identificação do responsável pelo recolhimento do ICMS-ST em um artigo incrível aqui em nosso blog, consulte também a legislação pra saber mais.

Conhecer com antecedência o custo do produto

Porque um simulador ICMS-ST pode ser uma mão na roda pra identificar quais serão os custos do produto?

Simular onde, com quem e como o setor de compras de uma empresa do comércio fará a aquisição dos seus produtos, além de atribuir segurança para a feitura de um bom negócio, fornece um planejamento considerável, te ajudando a saber qual será o preço final do produto e tornando mais fácil para você identificar se o investimento naquele fornecedor será ou não competitivo para o seu mercado. 

É somente através da simulação de cenários ser possível executar um processo de compras inteligente considerando aspectos como a quantidade de imposto a ser recolhido (dependendo do estado de origem da mercadoria), a qualidade do fornecedor e outras variáveis as quais já citamos por aqui nos tópicos anteriores. 

Simulador ICMS-ST

Como você já deve ter entendido, o processo de compras interestaduais de mercadorias começa bem antes do pedido, por isso mesmo que a pesquisa e o planejamento como um todo são pontos chave para que sua empresa consiga garantir que essa etapa ocorra da maneira mais otimizada possível. 

Agora, imagine quanta facilidade não traria para o setor de compras de sua empresa a possibilidade de simular todo esse processo de maneira automática?

Com o simulador ICMS-ST do software Tributei você descobre de forma fácil quem será o responsável por recolher e quanto irá pagar de ICMS-ST antes mesmo de realizar uma compra. 

Além de te ajudar a simular suas compras, a gente faz o cálculo, a análise do ICMS-ST e DIFAL e agora também captura automaticamente a NFe/CTe e gera a guia de pagamento.

Tudo isso de maneira automática e em uma só ferramenta. Teste grátis: Tributei.net

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search