O que é o ICMS-ST

O que é o ICMS Substituição Tributária?

Jefferson Pinto

O que é o ICMS Substituição Tributária?

Sabemos que o sistema tributário brasileiro é complexo, e que confunde até o contador mais experiente, e adentrando a este mundo existe o ICMS Substituição Tributária, que é um dos assuntos que geram mais dúvidas, e pensando nisso, preparamos este post para você.

A substituição tributária é uma forma de tributação em que o recolhimento do ICMS (Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) fica sob responsabilidade de uma única empresa e não das demais empresas participantes da cadeia de vendas.

Dessa forma, uma vez que essa empresa paga o valor total de tributos que seria pago pelos outros agentes dessa cadeia, ela atua como um substituto tributário. Essa forma de arrecadação desse imposto se concentra geralmente em indústrias e distribuidores.

O regime de substituição tributária está previsto na Constituição Federal de 1988, artigo 150, § 7º.

Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
§ 7.º A lei poderá atribuir a sujeito passivo de obrigação tributária a condição de responsável pelo pagamento de imposto ou contribuição, cujo fato gerador deva ocorrer posteriormente, assegurada a imediata e preferencial restituição da quantia paga, caso não se realize o fato gerador presumido.(Incluído pela Emenda Constitucional nº 3, de 1993)

É estabelecido pela lei a um terceiro o cumprimento da obrigação tributária no lugar do contribuinte natural. Ou seja, antes de uma posterior saída ou circulação da mercadoria, o imposto deve ser retido e recolhido.

É o caso, por exemplo, de um fabricante de autopeças que faz o recolhimento integral do tributo e, por consequência, desobriga a rede atacadista que dele compra e também pequenas lojas locais que serão responsáveis pela venda final ao consumidor. Os dois últimos agentes da cadeia não precisarão se preocupar com o cálculo e pagamento do ICMS na compra e na venda dos referidos produtos.

Calculadora ICMS-ST grátis

ICMS e ICMS-ST são a mesma coisa?

Cabe enfatizar que o ICMS e o ICMS-ST não são impostos diferentes, pelo contrário, tratam-se do mesmo imposto, porém com forma e responsável pelo recolhimento diferentes.

O ICMS é recolhido no final de cada operação de venda da cadeia, ou seja, o imposto é pago somente após a venda do produto.

O que é o ICMS-ST: Comparação entre ICMS e ICMS-ST

O ICMS-ST é recolhido de forma antecipada, e de uma única vez, ou seja, antes da empresa compradora do bem revender o produto. O recolhimento vale para toda a cadeia de circulação da mercadoria, ou seja, dali em diante ninguém mais recolhe o ICMS enquanto a mercadoria estiver circulando dentro do estado.  O primeiro da cadeia paga e os demais fazem as suas vendas sem tributar novamente o ICMS.

o que é o ICMS-ST?

Na substituição tributária do ICMS há duas modalidades de contribuintes:

Contribuinte Substituto: é o responsável por efetuar a retenção e/ou recolhimento do ICMS;

Contribuinte Substituído: São os demais envolvidos na cadeia de circulação da mercadoria, que recebem o bem com o imposto retido.

A quem é destinado o ICMS Substituição Tributária?

O ICMS-ST é destinado a qualquer contribuinte de ICMS, desde que os produtos que são comercializados por essa empresa façam parte da lista divulgada pelos Estados, como produto sujeito a substituição tributária.

Esperamos ter te ajudado nesse post e tirado todas as suas dúvidas em relação ao ICMS Substituição Tributária.

Nosso conteúdo não para por aqui!

Nós produzimos constantemente sempre tendo como foco ajudar você a solucionar as suas principais dúvidas com o ICMS-ST.

Aproveite e consulte os artigos do nosso blog.

0 Comments

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Ferramentas para calcular icms-st

Ferramentas para calcular ICMS-ST, DIFAL e Antecipação

Ferramentas para calcular ICMS-ST, DIFAL e Antecipação Calcular ICMS-ST, DIFAL e Antecipação é um grande desafio para os contadores devido…

Continuar leitura

ICMS-ST e DIFAL: Qual a diferença?

No universo fiscal, dois termos cruciais frequentemente surgem: ICMS-ST e DIFAL. Estes são fundamentais, especialmente para profissionais na área de…

Continuar leitura
Mato grosso faz mudanças no ICMSST

Mato grosso faz mudanças no ICMS-ST

Você lida com mercadorias sujeitas ao ICMS-ST em Mato Grosso? Então leia esse artigo e descubra o que irá mudar…

Continuar leitura

Conheça o Tributei

Veja como podemos te ajudar a economizar 97% do tempo gasto com cálculo manual de ICMS-ST e DIFAL das notas fiscais de entrada
Arrow-up