In ICMS-ST

Calcular e realizar o recolhimento do ICMS-ST está entre os processos comuns dos departamentos fiscais de escritórios contábeis e empresas do comércio. Certamente você está familiarizado com o ICMS Substituição Tributária, não é?

O ICMS-ST é um dos impostos que geram mais dúvidas e demandam mais tempo dos profissionais. Quando somamos todo o tempo dedicado para analisar e calcular o ICMS-ST ao longo do mês, percebemos que esse processo toma um tempo precioso.

Neste artigo, você vai aprender como a automação fiscal pode te ajudar a gastar menos tempo e ganhar mais produtividade com o ICMS-ST das notas de compra/entrada.

As dificuldades de lidar com o ICMS-ST

Muitas dificuldades acontecem nesse processo, como:

Acesso aos documentos fiscais, como a nota fiscal e conhecimento de transporte. Para realizar o cálculo, é necessário ter esses documentos em mãos, e muitas vezes eles demoram a chegar no setor fiscal, atrasando o fluxo de trabalho;

A legislação do ICMS-ST é complexa e muda com muita frequência. São muitos NCM’s e CEST’s para monitorar e analisar, identificar se existem convênios e protocolos entre os estados, a fim de definir quem será o responsável pelo recolhimento do imposto. Manter-se atualizado nesse cenário é uma atividade bastante dificultosa;

Escritórios contábeis e empresas de comércio de médio/grande porte têm dificuldade em atender o prazo do fisco devido ao alto volume de notas para calcular;

Além de tudo isso, ainda há um grande tempo dedicado à geração das guias de pagamento desse imposto, que assim como o cálculo, é realizado de forma manual.

Diante desse cenário, investir em ferramentas que automatizam os processos manuais podem ser uma excelente alternativa para o aumento da performance e melhoria da qualidade de vida dos profissionais que lidam com o ICMS-ST

O que é automação fiscal?

A automação fiscal se refere ao uso de tecnologias (geralmente aplicadas a sistemas ou plataformas) que executam trabalhos repetitivos e manuais do departamento fiscal, ajudando os profissionais que atuam nessa área a melhorar sua produtividade e ganhar muito tempo para se dedicar às tarefas mais estratégicas.

Os sistemas de automação fiscal ajudam as empresas a reduzir falhas operacionais e retrabalhos, promovem a segurança e precisão dos dados utilizados, além de melhorar a performance dos profissionais. 

Um bom exemplo de ferramenta de automação fiscal é o software Tributei, que utiliza tecnologias como inteligência artificial e robôs para automatizar a operação do ICMS-ST das notas de compra.

Como o Tributei te ajuda a gastar menos tempo com ICMS-ST:

As soluções existentes no mercado resolvem o problema dos profissionais que lidam com o ICMS-ST de forma parcial e ineficaz, sendo em sua maioria ferramentas manuais. 

Diferente dessas opções, o Tributei reúne em uma única ferramenta a captura dos documentos fiscais, o cálculo do ICMS-ST e geração da guia de pagamento de forma automatizada.

02. Imagem da sequência que pode ser feita com a automação da Tributei

Com a solução de automação do ICMS-ST do Tributei, você poderá:

  • Ter suas notas fiscais e conhecimentos de transporte disponíveis para baixar e consultar;
  • Realizar o cálculo do ICMS-ST de várias notas em poucos minutos;
  • Identificar valores de ICMS-ST a recolher e cobranças indevidas por parte dos fornecedores;
  • Gerar várias guias do Documento de Arrecadação Estadual (DAE-MG, DAR-MT, GR-PR..) em minutos;

Atualmente, o Tributei ajuda mais de 1100 empresas a calcularem o ICMS-ST das notas de compra, e já identificou, também, mais de R$ 1,9 mi em cobranças indevidas desse imposto. E além do mais, nossos clientes economizam, em média, 20 dias da sua rotina de trabalho com o cálculo de ICMS-ST. 

Se você atua em um departamento fiscal de uma contabilidade ou empresa do comércio e tem muitas notas com ICMS-ST para calcular, convido você para fazer um teste grátis da nossa solução. Clique Aqui.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search