marketing de conteúdo para contabilidade

Marketing de Conteúdo para contabilidades

Jefferson Pinto

Como marketing de conteúdo pode ser aplicado no seu escritório contábil

Por muito tempo, Contabilidade e Marketing caminharam separados. Hoje, com a presença cada vez mais constante do Marketing na vida cotidiana, cresce a percepção sobre seus impactos nas escolhas, preferências e comportamentos dos clientes.

Assim, ganha força o conceito de Marketing Contábil. Este pode ser compreendido, segundo o consultor e diretor de Marketing, Rodrigo D. Bertozzi, como o conjunto de esforços estratégicos e comunicacionais, voltados para serviços contábeis de qualidade, criados para atender as necessidades e desejos dos clientes.

Marketing de Conteúdo, um grande aliado

Inovações tecnológicas mudaram a forma como as pessoas se comunicam e, por consequência, os modos de pensar e fazer Marketing. Tradicionais ações de divulgação cederam espaço para estratégias que têm o meio online como local privilegiado.

É a vez do Marketing Digital, concepção que engloba um leque de atividades, com o intuito de atrair novos negócios, construir uma identidade de marca, posicionar-se no mercado cada vez mais competitivo, criar e consolidar relacionamentos.

Uma de suas principais estratégias é o Marketing de Conteúdo, que tem como objetivo a produção e distribuição de informação útil e relevante para educar, atrair e engajar o público-alvo, firmando a empresa como referência no tema de atuação.

O Marketing de Conteúdo contribui para:

  • Percepção positiva da marca no mercado;
  • Criação de vínculos entre a empresa e seus clientes, efetivos ou potenciais;
  • Identificação de demandas, motivações e comportamentos dos clientes;
  • Desenvolvimento de soluções adequadas aos problemas dos clientes;
  • Prospecção de novos clientes e fidelização dos antigos;
  • Visibilidade diante da concorrência;
  • Construção de legitimação e credibilidade em sua respectiva na área.

Então, como o Marketing de Conteúdo pode ser aplicado ao Marketing Contábil, colaborando para que a empresa ou profissional desenvolva uma imagem positiva, diferencie-se da concorrência e aumente o volume de clientes e negócios?

Marketing de Conteúdo no mercado contábil

Para criar conteúdos relevantes e valiosos para seu público, é preciso primeiro planejar. O primeiro passo para isso é compreender seu próprio negócio e as especificidades do mercado no qual está inserido. Ou seja, estudar a empresa e seus concorrentes, mapeando seus pontos fortes e fragilidades.

O planejamento deve incluir a definição de objetivos claros, metas, prazos e indicadores para monitorar o cumprimento destes.

O objetivo pode ser, por exemplo, aumentar o engajamento das pessoas com sua empresa de Contabilidade ou, no caso de propostas inovadoras, educar o mercado para entender os benefícios da solução contábil oferecida.

Ainda nessa etapa, é necessário mapear o público-alvo da estratégia e escolher os canais que ajudarão a alcançar os objetivos. Entre os principais canais de conteúdo estão:

  • Sites;
  • Blogs;
  • Redes sociais;
  • Plataformas de vídeos;
  • E-mail marketing.

Na execução do que foi planejado, é possível contar com ferramentas para automatizar processos, como envio de e-mails e publicação em redes sociais, gerenciar tarefas e mensurar resultados.

Esses aplicativos e serviços podem ser adotados sem a necessidade de investimento de volumosos recursos.

Outro ponto importante é documentar todo o processo de planejamento, execução e avaliação das estratégias, que deve ser constantemente avaliado por meio do monitoramento de métricas e resultados.

Curtiu esse artigo? Com ele já é possível começar a aplicar o marketing de conteúdo em sua estratégia agora mesmo. Não perca tempo e confira os outros materiais exclusivos que preparamos para você desenvolver ainda mais o seu negócio.

Confira agora em nosso site!


0 Comments

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Descomplicando a Margem de Valor Agregado

Descomplicando a Margem de Valor Agregado (MVA)

Entenda a importância da Margem de Valor Agregado e descubra as implicações práticas para o cálculo do recolhimento do ICMS-ST!

Continuar leitura
Como-funciona-a-Substituicao-Tributaria

Como funciona a Substituição Tributária?

Entenda como funciona a Substituição Tributária, as obrigações dos contribuintes substitutos e substituídos e em que casos se aplica.

Continuar leitura

Como a Tecnologia Está Transformando a Tributação ?

Nos últimos anos, a tecnologia tem desempenhado um papel fundamental na transformação da tributação no Brasil. Desde o ICMS-ST ao…

Continuar leitura

Conheça o Tributei

Veja como podemos te ajudar a economizar 97% do tempo gasto com cálculo manual de ICMS-ST e DIFAL das notas fiscais de entrada
Arrow-up
💡Teste Grátis Por 3 Dias - Automação fiscal do ICMS-ST e DIFAL
This is default text for notification bar