In Sobre o Tributei

O que é o Tributei?

O Tributei nasceu em 2017 a partir da necessidade do nosso CEO Waldir (que na época era responsável por um departamento interno de contabilidade em um atacadista distribuidor do ramo alimentício) em calcular e analisar de forma rápida e assertiva o imposto ICMS-ST de mais de mil notas fiscais recebidas dos fornecedores, sendo esta demanda muito demorada para setor. Partindo desse problema o mesmo desenvolveu uma planilha em Excel que automatizou algumas partes do cálculo do ICMS-ST e que posteriormente se tornou um software.

Hoje o Tributei é um software que automatiza o cálculo e a análise do ICMS-ST e DIFAL, além de capturar automaticamente a NFe/CTe, gerar a guia de pagamento e simular automaticamente as compras do empresário (para saber quanto a empresa irá pagar de ICMS-ST antes mesmo de comprar os produtos) e tudo isso integrado em uma só plataforma. Agora, as tarefas que antes demoravam dias para serem feitas pelo contador, hoje são realizadas em minutos pelo nosso software.

Como funciona o Tributei

Com o Tributei conseguimos automatizar todas as etapas do cálculo do ICMS-ST, como a consulta de NCMs, CESTs, análise da legislação, definição das alíquotas e a realização do cálculo propriamente dito. Veja abaixo um passo a passo de como o Tributei funciona:

Como funciona o tributei

Todo o processo mencionado acima é realizado em segundos e a única tarefa operacional realizada é fazer o upload do XML da nota fiscal para o Tributei. São emitidos relatórios que permitem análise completa de cada produto da Nota Fiscal, e caso haja divergência no ICMS-ST (erros no cálculo por parte do fornecedor) é demonstrado qual a quantidade correta do tributo a pagar.

Digamos que um contador é responsável por calcular e analisar 1000 notas por mês. Em média uma nota fiscal leva 10 minutos (geralmente é mais) do tempo do contador para calcular o ICMS-ST, o que demandaria 19 dias de trabalho do mesmo para vencer as 1000 notas.

Com o Tributei cada nota leva em média 20 segundos para sere calculada, então as mesmas 1000 notas demandariam 5 horas de trabalho do contador. É um ganho enorme de produtividade para o contador, mas não é somente esse benefício que o Tributei gera, confira os demais abaixo.

Benefícios ao usar o Tributei

Os benefícios gerados pelo software Tributei são divididos em dois: para o empresário do comércio e para o departamento contábil.

Para departamento e escritórios contábeis:

  • Automatização de tarefas operacionais. Eliminação de processo manuais, como a consulta e análise da legislação e cálculo dos tributos;
  • Aumento da produtividade do setor. Com o Tributei é possível reduzir em até 96,8% o tempo gasto em atividades manuais e repetitivas – como o cálculo de todos os tributos devidos em segundos;
  • Compliance fiscal. Com o Tributei as chances de erros são reduzidas e você pode garantir que todas as obrigações realmente estão sendo cumpridas.
  • Entrega de informação em tempo hábil. Com o nosso software o departamento ou escritório contábil fornece informação para outros departamentos ou clientes de forma muito mais rápida.

Para empresários:

  • Levantamento da precificação correta para os produtos. Com o cálculo correto do ICMS-ST a empresa irá definir seus preços de venda de forma assertiva quanto a custos com impostos;
  • Estar em dia com o fisco. Com o cálculo correto a empresa faz o pagamento da quantidade correta de imposto que se deve pagar, nem a mais ou a menos.

Depoimento de cliente

Tributei.net é um excelente sistema, prático, ágil e intuitivo, além de obter um suporte pessoal ótimo! Otimizei meu tempo com este sistema, agora posso trabalhar mais com análises do que com o cálculo propriamente dito, já que o Tributei faz isso por mim! Parabéns.

Josi Silva, Supermercados Santa Lúcia.

Faça um teste gratuito

Viu como o Tributei pode facilitar a sua vida, contador?

Quer ser mais assertivo e produtivo com os cálculos de ICMS-ST e ainda poder automatizar o cálculo do DIFAL, emitir NFe e CTe automaticamente, fazer a emissão automática da guia e simular as compras do comércio? O Tributei vai te ajudar! Faça um teste grátis na nossa ferramenta. Clique aqui.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search