Tributei vence desafio da ENAP e Ministério da Economia

Tributei vence concurso nacional realizado pela ENAP e Ministério da Economia

Jefferson Pinto

A startup Tributei, referência no país em automação fiscal para contabilidade, venceu o Concurso “Desafios do E-commerce”, competição nacional promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) em parceria com o Ministério da Economia. Contudo a solução da empresa criada em Macapá (AP) foi considerada a mais eficiente para alavancar o desenvolvimento do e-commerce no Brasil. A Startup receberá R$ 50 mil como premiação para investir e aprimorar seus serviços.

Sobre o “Desafios do Ecommerce”

Contudo os desafios do E-commerce buscou na sociedade projetos para melhorar o ambiente de negócios em território nacional e promover políticas públicas para desenvolvimento da economia digital, modernizando os setores de comércio e serviços. Para tanto, foram identificados três problemas: solucionar a questão do frete de retorno, aprimorar a logística de entrega para pequenas e médias empresas e ajudar empreendedores a resolverem questões tributárias.

O Tributei apresentou um projeto ao terceiro desafio, da Simplificação da Substituição Tributária no ICMS (ICMS-ST). Em suma a proposta era ajudar pequenos e médios empreendedores a acessar e compreender com facilidade as informações sobre substituição tributária do ICMS, trazendo agilidade nos cálculos e reduzindo os riscos de operar no comércio eletrônico.

Intitulada “Tributei – Gateway Tributário”, a solução proposta tem como objetivo  ajudar empreendedores em todo o procedimento que envolva o ICMS-ST, fazendo cálculos, análise e emissão de guias de pagamento, conectada às principais plataformas de e-commerce existentes no mercado. Além disso, a plataforma Tributei desenvolveu o monitoramento da legislação em tempo real, para atualizar as regras conforme novas normativas estaduais sejam editadas.

“Vencer o concurso nos reforça a confiança de que estamos no caminho certo para auxiliar as empresas a seguirem a legislação tributária brasileira de uma forma ágil e assertiva”, destaca o CMO da startup, Jefferson Pinto.

Conheça o Tributei

A startup Tributei está sediada no Amapá e tem atuação também no Paraná, em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul e em Mato Grosso. Contudo a empresa foi fundada em 2019, após uma dor do contador Waldir Souza Júnior, hoje CEO da Tributei, perceber que havia necessidade de se criar uma solução realmente automatizada que facilitasse a rotina de outros profissionais de departamentos fiscais. O Tributei já ganhou premiações do SEBRAE, recebendo aceleração pelo Programa de Aceleração de Startups do SEBRAE Amapá, recebeu aceleração do Conecta Startup Brasil e aporte de investimentos do Programa de Inovação com Tecnologia da Informação (PITI), assim como da Aceleradora Ventiur.

Sua principal solução é a plataforma Tributei – Automação Fiscal do ICMS-ST e DIFAL, pela qual é possível capturar as notas fiscais direto das Secretarias da Fazenda (SEFAZ), realizar o cálculo dos valores envolvidos e gerar guias de recolhimento de forma automatizada, reduzindo em 97% o tempo gasto com as rotinas fiscais. Manualmente, para inserir informações de uma nota fiscal com 10 itens são gastos cerca de 30 minutos. Pelo sistema inteligente, em menos de um minuto podem ser contabilizadas até 50 notas.

0 Comments

Deixe um comentário

Artigos relacionados

O que é o Tributei?

O que é o Tributei?

O que é o Tributei? O Tributei nasceu em 2017 a partir da necessidade do nosso CEO Waldir (que na…

Continuar leitura

Conheça o Tributei

Veja como podemos te ajudar a economizar 97% do tempo gasto com cálculo manual de ICMS-ST e DIFAL das notas fiscais de entrada
Arrow-up