1. Perda ou apropriação de créditos tributários
O crédito tributário refere-se ao valor pago pelo contribuinte
com cumprimento de uma determinada obrigação tributária. A recuperação de
crédito, no entanto, refere-se ao resgate de tributos que foram acumulados ou
foram pagos de forma errada pela empresa.
Dessa forma, sem o cálculo correto do ICMS-ST, é impossível identificar os créditos que podem ser resgatados, causando um prejuízo para a empresa.
2. Multas e processos judiciais
Como já sabemos, o pagamento indevido dos tributos colabora com a incidência de multas. Além disso, é cobrado juros, tornando o montante mais alto no final e caso essa inadimplência perdure poderá ocorrer do débito ser inscrito como dívida ativa, o que poderá ainda incidir gastos extras com honorários advocatícios.
3. Redução da possibilidade de crédito
Como se sabe, as instituições financeiras analisam todo o histórico das empresas, atentando-se a diversos dados. Assim, caso os impostos não sejam recolhidos de maneira correta, dificilmente a organização conseguirá contratar serviços de crédito.
4. Não participa de licitações públicas
Empresas com situações de erros tributários não participam de licitações públicas, visando que esse processo gera ótimas chances de negócio, muito em função dos certames públicos solicitarem certidões que comprovam a negatividade de débitos tributários.
5. Erro na precificação dos produtos
Outro ponto importante a se observar será o erro no preço final dos produtos que uma apuração errônea do ICMS-ST poderá ocasionar na empresa. Pois poderá induzir a empresa a precificar o seu produto de forma maior do que deveria, podendo perder mercado em função de seu concorrente está com um preço mais atraente e com a tributação correta. Caso a empresa opte em manter um preço no mesmo nível de seu concorrente, a consequência será a margem de lucro menor, o que poderá prejudicar o seu desempenho financeiro e sua capacidade de investimento.
Conclusão
Conforme vimos, sérios problemas podem acontecer se sua empresa calcular o ICMS-ST de forma incorreta, o que torna de suma importância a análise dos processos que envolvem o cálculo e recolhimento do ICMS-ST.
Esses problemas envolvem várias vertentes dentro de uma empresa e até sua ligação com entidades do setor público, no caso dos órgãos fazendários, como entidades do setor privado, bancos e instituições financeiras que proporcionam créditos financeiros para as empresas e por também afetar sua relação com seus clientes e seu posicionamento do mercado.
Portanto a organização tributária das empresas é de suma importância para sua sobrevivência seja ela em qualquer momento, pois as consequências são inimagináveis e podem trazer diversos riscos para o negócio.
Você sabe o que nós podemos fazer por você?
O Tributei, além de automatizar o cálculo e a análise do ICMS-ST e DIFAL pra sua contabilidade ou para sua empresa, agora também gera a guia de recolhimento e simula ST antes de realizar as compras do empresário (que poderá saber quanto a empresa irá pagar de ICMS-ST antes mesmo de comprar os produtos para o comércio). Tudo isso integrado em uma só plataforma.
Incrível, né?
Nossas soluções agilizam ainda mais a sua rotina, te deixando cada vez mais produtivo(a), estratégico(a) e menos operacional.
Faça um teste grátis em nossa ferramenta! Clique aqui.