In Departamento Fiscal, ICMS-ST

Ferramentas para calcular ICMS-ST

Calcular ICMS-ST é um grande desafio para os contadores devido a complexidade da legislação que envolve este imposto.

Os contadores em sua rotina de trabalho realizam a apuração do ICMS-ST das notas de entrada, com os objetivos de identificar possíveis erros na tributação, levantar a quantidade de imposto a pagar (se for o caso) e coletar informações para o envio de obrigações, sendo esta tarefa muito importante para as empresas do comércio.

Executar esse processo o é uma tarefa complicada, pois para encontrar o valor de ICMS-ST de um produto é necessário pesquisar seus respectivos NCM e CEST, pesquisar se existem convênio e protocolo entre os estados, pesquisar as alíquotas interna e interestadual, ajustar o MVA (se for o caso) e por fim aplicar as fórmulas. Dependendo do volume de produtos em uma nota fiscal, esse processo pode demorar horas.

O uso de ferramentas para tornar esse processo mais rápido é essencial na rotina de trabalho dos contadores. Neste artigo iremos fazer uma análise das principais ferramentas utilizadas atualmente para a realização dos cálculos de ICMS-ST, então se você está buscando alternativas para lhe auxiliar nessa tarefa, este artigo é para você. Vamos as ferramentas!

Planilhas de Excel

Planilha cálculo ICMS ST

Essa com certeza é a primeira alternativa de qualquer contador. Existem diversas planilhas disponíveis na internet (pagas e grátis) que podem ajudar você a calcular o ICMS-ST, e em alguns estados a SEFAZ disponibiliza planilhas que auxiliam no processo de apuração do imposto. Esse tipo de ferramenta ajuda contadores que possuem baixo volume de notas para calcular.

Porém, as planilhas de Excel demandam muito trabalho manual, pois necessitam do preenchimento das informações para a realização do cálculo. Existem também planilhas mais automatizadas que possuem a legislação inserida em seu banco de dados, porém elas não possuem suporte para possíveis alterações da legislação.

Este é um ponto muito importante, pois sabemos que é comum que ocorram mudanças na legislação do ICMS-ST, e caso aconteça em seu estado, sua planilha consequentemente ficará desatualizada.

Outro ponto negativo é que se por engano você venha a editar alguma fórmula da planilha, os resultados podem ser errôneos.

Simuladores Tributários Manuais

Simulador Tributário de ICMS-ST
Simulador tributário. Fonte: Legisweb

No mercado existem várias alternativas de simuladores tributários on-line que podem te ajudar com os cálculos de ICMS-ST, como Econet, Legisweb, E-auditoria, IOB, dentre outros. Os simuladores possuem vantagem em relação as planilhas de Excel, pois possuem informações quanto a legislação tributária que são atualizadas conforme necessário.

Os simuladores de ICMS-ST possuem desvantagens relacionadas ao manuseio da ferramenta, pois para que o cálculo seja realizado é necessário que você insira de forma manual todas as informações referentes a operação que você deseja simular, como estados de origem e destino, o NCM, o CEST, classificação da operação (revenda e consumo), dentre as demais informações. Essa forma de utilização da ferramenta dificulta a rotina de contadores que possuem número elevado de notas fiscais para calcular.

Tributei – cálculo de ICMS-ST automático

Tributei cálculo de icms-st automático

O Tributei é um software que realiza o cálculo de ICMS-ST de forma totalmente automatizada, sendo esta ferramenta mais rápida do mercado.

No Tributei o cálculo é realizado a partir do upload do arquivo XML de uma nota fiscal para o sistema. Após esse processo o Tributei lê todas as informações da nota, faz a consulta das alíquotas corretas e em seguida realiza o cálculo. Todo esse processo acontece de forma automatizada, cálculos podem ser realizados em lotes, com o sistema calculando até 50 notas de uma vez em menos de um minuto.

Portanto todo o tempo que você dispenderia com as ferramentas manuais, tendo que manusear item por item para encontrar o valor correto do imposto a ser pago, com o Tributei você utiliza esse tempo para ser mais analítico nas informações geradas, pois além do cálculo automatizado (que reduz cerca de 9 vezes o seu tempo de processamento), no sistema você tem acesso a relatórios que validam se o imposto que veio destacado na nota fiscal de entrada está correto ou não, e  mais, você ainda encontra relatórios que fazem análises de custos do valor da compra, agregando ainda mais no momento de validar as informações para a precificação.  

Cálculo de icms-st automatizado

Como o Tributei pode te ajudar?

Ao usar no software da Tributei, é possível fazer a análise do ICMS-ST e DIFAL pra sua contabilidade ou para sua empresa, capturar automaticamente a NFe/CTe através de nosso sistema, poderá gerar a guia de pagamento e simular o ICMS-ST antes de realizar as compras do empresário (que poderá saber quanto a empresa irá pagar de ICMS-ST antes mesmo de comprar os produtos para o comércio). Tudo isso integrado em uma só plataforma.

Quais as vantagens das nossas soluções?

Nos dias atuais, a automação dentro da área contábil é de extrema importância para acelerar a rotina do contador ou do empresário. Nossas soluções te ajudam a ficar cada vez mais eficaz, isso por conta dos motivos que listamos aqui abaixo!

O Tributei, além de automatizar o cálculo e a análise do ICMS-ST e DIFAL, agora também captura automaticamente a NFe/CTe, gera a guia de pagamento e simula ST antes de realizar as compras do empresário (que poderá saber quanto a empresa irá pagar de ICMS-ST antes mesmo de pagar pelos produtos do comércio). Tudo isso integrado em uma só plataforma.

Faça um teste grátis: www.tributei.net

Incrível, né?

Faça um teste grátis em nossa ferramenta! Clique aqui.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search