O que é uma Taxtech?

O que é uma Taxtech

Jefferson Pinto

Para entender o que é uma Taxtech, vamos falar da complexidade e do número surreal de impostos que existem no Brasil. Sem contar as mudanças frequentes nas leis fiscais. Por causa disso, apurar e cumprir todas as obrigações de modo manual impõe riscos e um desperdício de tempo, concorda?

No início de maio, o impostômetro da Associação Comercial de São Paulo registrou o valor de R$ 1 trilhão em impostos, só esse ano. No entanto, não é só a dimensão desse valor que chama a atenção, mas de onde ele vem e a diversidade de tributos responsáveis por essa arrecadação.

Neste post, você entenderá melhor como a tecnologia vem se tornando a solução para lidar com as demandas fiscais de forma muito mais eficiente. Então, continue a leitura!

O que é uma Taxtech?

O termo foi criado a partir das palavras em inglês tax (tributos) e tech (tecnologia), referindo-se às startups que desenvolvem soluções tecnológicas para o setor fiscal.

Sendo assim, o foco de uma Taxtech é criar sistemas de automação, aplicativos inteligentes e outros recursos ligados à tecnologia que facilitem a gestão e aumentem a eficiência dos processos na área de apuração de impostos.

Qual o papel de uma Taxtech?

Em resumo, as tecnologias criadas podem ser tanto no desenvolvimento de ferramentas quanto na implantação de soluções. O objetivo é facilitar a realização das obrigações acessórias e permitir maior precisão no levantamento da carga tributária que incide sobre um negócio.

Elas surgiram como aliadas de contadores e empresas, na tarefa de cumprir com maior facilidade as exigências de uma lei tributária extensa e complexa, a exemplo do código brasileiro.

Contudo, não é só no quesito agilidade que elas se destacam, algumas das soluções oferecidas por uma Taxtech podem resultar em economia fiscal. Isso fica evidente principalmente em função da capacidade de análise e processamento, disponível para cada tipo de negócio.

Qual a importância da tecnologia no setor fiscal de uma empresa?

O mundo vem passando por transformações em uma velocidade nunca antes vista, principalmente do ponto de vista tecnológico. A informatização de documentos fiscais já é uma realidade mundial.

Isso significa, uma grande mudança que só será possível com parcerias que ajudarão os gestores da área tributária nessas demandas. Nesse contexto, entram as soluções que são oferecidas por uma Taxtech.

Quais os benefícios de um sistema fiscal automatizado?

Certamente, o desenvolvimento de novas tecnologias vai permitir, em pouco tempo, que um sistema possa rastrear as operações realizadas por uma empresa, apenas usando seu pelo número de CNPJ. Nesse aspecto, a inovação trará agilidade aos processos fiscais, precisão nas informações e menor margem de erro.

Aliás, a automação fiscal já é uma realidade em muitos processos. Ela permite que serviços, antes realizados de forma manual, sejam executados com muito mais agilidade e precisão, como a emissão de guias ICMS-ST e DIFAL, por exemplo.

A Tributei é um exemplo de Taxtech que já oferece várias soluções voltadas para escritórios contábeis e empresas de comércio, como atacadistas, distribuidoras e varejistas. Entre os benefícios que suas soluções oferecem estão:

  • fim dos problemas de prazos do Fisco;
  • ganho de mais produtividade;
  • prevenção de multas do Fisco;
  • arquivos armazenados na nuvem;
  • captura de notas, cálculo e geração de guia em um só lugar;
  • legislação sempre atualizada e à mão.

Portanto, não tem como ficar de fora de todas essas mudanças e, de certa forma, o uso das soluções desenvolvidas por uma Taxtech pode ser a melhor maneira de uma empresa se manter atuante e competitiva no mercado.

Quer conhecer melhor como a tecnologia pode facilitar a sua vida? Então, entre em contato conosco e descubra as soluções do Tributei!

0 Comments

    Deixe um comentário

    Artigos relacionados

    Como calcular o ICMS-ST Interestadual

    Como calcular ICMS-ST Interestadual

    Neste artigo você aprenderá todos os detalhes sobre o cálculo de ICMS-ST Interestadual. Vamos lá?

    Continuar leitura
    Automação contábil: 5 ferramentas para economizar tempo e dinheiro nos processos

    Automação contábil: 5 ferramentas para economizar tempo e dinheiro nos processos

    Você com certeza já deve saber que a automação está batendo na porta de empresas de todos os portes, e…

    Continuar leitura
    O que é o ICMS-ST

    O que é o ICMS Substituição Tributária?

    Este artigo trata do conceito de ICMS Substituição Tributária e suas características

    Continuar leitura

    Conheça o Tributei

    Veja como podemos te ajudar a economizar 97% do tempo gasto com cálculo manual de ICMS-ST e DIFAL das notas fiscais de entrada
    Arrow-up